O que encontrar por aqui?

Tudo sobre a feliz experiência de ter me tornado vegetariana. Longe da farinha branca, do açúcar e do leite há algum tempo. Na busca por uma alimetação mais alcalina. mô amorim

domingo, 19 de maio de 2013

27 frutas por semana

Passei alguns dias sem postar nada por aqui, mas andei acumulando sabedoria, acreditem. Muitas coisas boas estão acontecendo. Estou finalizando meu segundo livro e tem sido um presente valiosíssimo este trabalho. Terei muitas novidades para 2014. Devagar, passo a passo, a vida vai mudando. Não é bem a vida, é a gente mesmo. Um aradiniha aqui, outra ali e o terreno vai se fazendo sob os nossos pés. 




Tenho lido bastante, sabe? Tenho lido bastante porque leio no ônibus e isso me adianta a vida. Digo, a vida interior. Antes quando tinha carro, a vida era uma correria: trânsito, semáforo, buzinas, ultrapassagens, olho no relógio cronometrando o trajeto e a possibilidade de fazer mil coisas no dia. Sim, ter carro possibilita você realizar mil coisas num único dia. Mas daí, pergunto: e quem precisa ficar sempre realizando mil coisas durante o dia? Não pode fracionar essas mil coisinhas? Pois bem, eu era uma pessoa que vivia assim. Até que cansei. Repensei a vida. Abandonei o carro e um dos meus empregos que sustentava os gastos com o carro. Escolhi o caminho inverso da maioria: passei a andar de ônibus. 


Sem essa de dizer o que é certo ou errado. É apenas uma escolha entre tantas possibilidades. Não que eu não possa ter um carro novamente. Até sonhei outro dia (tenho sonhado tanto e fiquei sabendo que pode ser por causa da alimentação que mudei) que eu dirigia uma caminhonete e carregava muitas frutas, verduras e legumes orgânicos na carroceria. Engraçado isso... Tudo muito engraçado. Mas voltando às minhas leituras e descobertas, preciso deixar registrado aqui o quanto continuo me sentindo bem com toda esta mudança de atitude em relação aos meus hábitos alimentares e ao meu estilo de vida.

Hoje eu consumi muitas frutas: manga, caqui, banana, laranja e uva. Vai fazer dois meses que tenho consumido frutas todos os dias. Eu li que uma mulher, para se ver afastada do fantasma de câncer na mama, precisa consumir 27 frutas por semana. Com esta atitude, é possível reduzir em 50% o risco de desenvolver a doença. Continuo fazendo a experiência de não colocar no meu cardápio nada que seja de origem animal. Para mim, a transição para o vegetarianismo não foi complicada ou difícil. Eu já havia interiorizado esta vontade, apenas não havia chegado o momento. Minha experiência mais delicada tem sido em retirar totalmente os três branquinhos da minha alimentação: farinha branca, açúcar de qualquer tipo e leite. 


Tem sido uma experiência pela qual nunca pensei que fosse conseguir passar. Tudo isso estava tão impregnado no meu cotidiano e no meu paladar. São quase dois meses sem açúcar,  farinha de trigo branca e laticínios. São quase dois meses sem comer bolo, brigadeiros, sorvetes, doces e pães. Tudo que é severamente processado e cheio de aditivos químicos eu tirei da minha alimentação. Só tem entrado comida de verdade. São quase dois meses sem sentir dor de cabeça e peso nas pernas. São também três quilos a menos em meu corpo, sem fazer dieta, sem contar calorias. 

Eu ainda não consigo mensurar todos os benefícios que tal mudança me fez. Mês que vem farei exames detalhados de sangue e passarei novamente pelo nutrólogo. Meu sono agora é reparador. Isso é algo muito especial. Eu me sinto menos agitada, mais calma até para fazer escolhas. A fome é outra. Na verdade, sinto fome de comida. Como explicar isso? Eu me refiro à comida de verdade. Meu corpo se acostumou ao suco de couve com maçã (acordo desejando isso), mas infelizmente minha centrífuga quebrou. No liquidificador dá um trabalho tremendo. Na janta, em vez de pensar num sanduíche ou num prato de batatas fritas, eu chego em casa desejando um prato de grão de bico ou de feijão com arroz integral, vinagrete, saladas, legumes refogados e sucos naturais e frutas. Antes não era assim, eu juro.

Tenho também praticado Yoga com frequência e já sinto vários benefícios. Minha flexibilidade aumentou, assim como a capacidade respiratória.Quando corro, canso menos (deixei meu cabelo crescer para voltar a correr). Tenho feito os exercícios de respiração e tenho meditado também. Tenho prestado atenção no meu corpo, nos meus pensamentos e sentimentos. Uma coisa muito legal tem acontecido: eu tenho me pontuado mais. Eu posso explicar: antes as pessoas falavam ou faziam coisas que eu não gostava e eu simplesmente deixava. Agora não. Eu me coloco e deixo claro quando não gosto. Não engulo ou guardo. Não quero peso comigo, de nenhuma espécie. Assim como não quero arrependimentos ou frustrações.


Ando sendo muito honesta com o meu coração. Certos sentimentos que tentei arrancar à força, continuam em mim e ficarão assim enquanto tiver de ser. Não há como lutar contra o que é verdadeiro. Só peço a Deus serenidade para conviver com aquilo que não consigo mudar. A minha visão da vida e do amor sempre foi zen. Mas minhas atitudes não eram. Não quero olhar para trás e perceber que suprimi o amor.  Assim, deixarei o amor fluir dentro de mim, mesmo que não tenha o seu alcance. Amor não se pode desperdiçar. 



No mais, continuo na minha vida simples. Como disse no começo deste post, tenho sonhado muito. De olhos fechados e abertos. Tenho sonhado com uma casa e junto com ela, uma horta. Meu coração se enche de paz quando penso isso. A vida é surpreendente e tudo de bom pode acontecer. Um beijo, mô amorim. 

2 comentários:

  1. Ola Mô Amorim! Curti muito seu post pela coragem e força de vontade de promover mudanças saudáveis em sua vida, vou tentar absorver com uma lição para minha tentativa de mudança também. Parabéns. Dário Gatto.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dário! Muito obrigada pela visita. Diariamente sou confrontada por pessoas que não acreditam em mudanças e preferem continuar em sua cômoda maneira de viver. Em contrapartida, tenho conhecido gente que foi corajosa e fez mudanças simples e eficazes rumo à qualidade de vida. Essa busca, por si só, já nos traz felicidade. Hoje, mais que nunca, tenho constatado que muito do que desejei e admirei, estou conseguindo experienciar através de mínimas mudanças. Não podemos é ficar parados num modelo que não nos cabe mais. Boa sorte em sua busca. Um abraço, mô.

    ResponderExcluir